Para quem deseja conhecer Fernando de Noronha, planejar o roteiro de viagem é a melhor opção para facilitar e/ou tornar sua estadia no arquipélago inesquecível e, principalmente, rentável. Pensar no melhor custo-benefício requer analisar com antecedência onde se hospedar, comer, quais atrações turísticas visitar e como se locomover.
É claro que a maior parte do trajeto é feito a pé - em especial, para quem fica na Vila dos Remédios, centro comercial da Ilha - mas alguns locais demandam um veículo, como ônibus, micro-ônibus, táxis e buggys. Mas qual escolher? A resposta é simples: o buggy! Apesar de não parecer a solução mais sustentável, por se tratar de um “santuário” ecológico, o buggy ainda é a melhor solução em relação à economia e mobilidade.
Apesar de existir transporte público no arquipélago, as paradas são muito distantes dos pontos turísticos. Durante o trajeto, o ônibus ou micro-ônibus percorre os dois extremos da Rodovia Miguel Arraes.
Portanto, sai da Praia do Sueste, passa pelo Porto e, em seguida, entra nas vilas do Remédio e Trinta. Há ainda a possibilidade de se deslocar por meio de táxis, já que existem vários motoristas na Ilha que prestam esse tipo de serviço. Vamos entender um pouco mais?
Em Noronha, não existe taxímetro e o valor é calculado conforme o destino final. Por esse motivo, é imprescindível ligar para a NORTAX e perguntar o valor final da corrida.
Mas, afinal, como alugar um buggy em Noronha?
Há muitos buggys espalhados por pontos turísticos e estratégicos da Ilha, mas vale lembrar que alugá-los não é barato, custa em torno de R$300,00. Mas vale a pena!
A liberdade e a experiência de passar um tempo dirigindo esse tipo de automóvel é inigualável.
No entanto, é essencial tomar cuidado com quem você vai contratar o serviço, vale uma informação prévia com a pousada que está hospedado(a), mas também com alguma empresa de turismo e receptivo.